Load Balancing e Alta Disponibilidade


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

LOAD BALANCING E ALTA DISPONIBILIDADE

Load balancing é o balanceamento de carga entre dois ou mais links de internet, realizado através de um único equipamento responsável pelo gerenciamentos dos links.

load balancing

Um exemplo clássico de utilização do load balancing seria uma empresa que trabalha com 2 links de internet, sendo um dos links responsável pelo acesso à sites, enquanto o outro link fica responsável pelo envio e recebimento de e-mails, possibilitando uma melhor qualidade e aproveitamento da banda de internet.

Outra utilidade para o load balancing é a distribuição de carga de processamento de CPU, memória e discos entre servidores distintos que realizam a mesma atividade, como por exemplo, o armazenamento de um banco de dados.

Uma das grandes vantagens em utilizar o load balancing é o aumento na disponibilidade dos serviços e aplicações. Esta otimização permite que manutenções sejam realizadas sem precisar interromper suas aplicações, seja na paralisação de um dos links de internet ou na manutenção em um dos servidores.

Outro serviço muito importante vinculado à disponibilidade de links e servidores é o failover, que em caso de queda de qualquer um dos links, o tráfego é automaticamente redirecionado para o outro link.

Conheça um pouco mais sobre as outras funções e recursos da solução IIS – Init Internet Server:

ebook_seguranca_de_rede

eBook – melhorando a segurança de redes


 

Enviar Cometário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *