VPN – Virtual Private Network


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

VPN – Virtual Private Network

vpn

 

Rede Privada Virtual ou Virtual Private Network é uma conexão utilizando a infraestrutura de uma rede pública (internet) há uma rede privada (escritório). Ela utiliza em uma ponta um servidor com o serviço de VPN configurado e na outra extremidade o cliente para “fechar” a conexão com o serviço.

Em alguns casos, podemos realizar a conexão VPN ponto a ponto, que nada mais é do que interligar duas redes públicas através de servidores com o serviço de VPN em suas extremidades. Como por exemplo, interligar a rede matriz com a rede filial para disponibilizar recursos a todos os colaboradores como se estivessem fisicamente em uma única rede.

Para que serve a VPN?

Resumidamente, podemos dizer que é uma forma segura de acessar informações remotamente, sejam elas arquivos, um ERP ou sistema financeiro, sem a necessidade de estar “fisicamente” na mesma rede.

Quais são os benefícios da VPN?

Podemos dizer que dentre as inúmeras vantagens que essa solução apresenta, as de maiores destaques são a mobilidade e segurança. A mobilidade, pois você pode ter funcionários acessando os conteúdos (arquivos, ERP, planilhas) internos da sua empresa sem a necessidade de locomoção até o escritório e a segurança pois ao criar um “tunel” VPN você não disponibiliza os seus sistemas diretamente na internet, isso evita tentativas de invasão muito comum à esse tipo de informação disponibilizada.

Mas é seguro acessar informações da empresa através da VPN?

Sem dúvida alguma. A segurança se deve a dois fatores, sendo:

  1. Nenhum conteúdo de sua empresa precisa ser publicado na internet, então fica mais difícil de pessoas mal intencionadas tentarem invadir alguma aplicação da sua empresa.
  2. Você adiciona um segundo nível de autenticação às suas aplicações, uma vez que a conexão VPN precisa de uma par de chaves para criar a criptografia e de um usuário e senha para validar as chaves, ou seja, será preciso primeiro se autenticar na VPN e só depois autenticar no sistema da sua empresa propriamente dito.

 

Qualquer um pode ter a VPN?

Depende, a instalação do “cliente” para acessar uma rede VPN já configurada em um servidor pode ser feita em qualquer sistema operacional, Mac, Windows, Linux. Já o servidor precisa de software especifico e muito bem configurado para não causar problemas ao invés de facilitar.

Veja este caso de sucesso na implementação da VPN ponto à ponto utilizando um tunnel VPN IPSEC

IIS - Init Internet Server