Controle de Trafego


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

CONTROLE DE TRÁFEGO

 

Controle de tráfego

O que é controle de tráfego?

Quase todo administrador de rede tem uma dor de cabeça constante, reclamações sobre o link de Internet estar lento. Isso ocorre porque a maioria das empresas não realiza o monitoramento do tráfego da rede e não possui um controle de tráfego de rede e de utilização de sua banda larga.

O controle de tráfego é essencial em toda rede pois propicia condições para que todos os usuários naveguem com qualidade e os serviços de rede funcionem corretamente.

Mas antes de realizar o controle de trafego em sua rede é essencial realizar um monitoramento de rede, afim de descobrir a quantidade de banda consumida por cada usuário, banda consumida por serviço em execução e etc.

Em posse de uma ferramenta que propicie tais informações, é possível realizar o controle de tráfego de rede utilizando regras por usuário ou serviço.

Como funciona o controle de tráfego de rede?

Primeiramente apresentaremos um exemplo clássico que ocasiona lentidão em redes sem um controle de banda. Vamos imaginar que você possua um link de 10 Mb/s em sua empresa. Um dos computadores resolve fazer download de um filme utilizando emule, torrent e etc. Estes programas costumam fazer o download de partes do filme, em lugares distintos ao mesmo tempo. Em pouco tempo a banda larga de sua empresa estará comprometida, ocasionando problemas de lentidão para acesso aos demais usuários e serviços de sua rede.

Neste caso o controle de trafego funcionário de 2 formas:

  • Limitação da banda de internet por serviço:

Ex: Para um link de 10Mb/s, deixamos o serviço de e-mail (envio / recebimento ) utilizar até 3Mb/s e o restante da banda poderia ser utilizado pelos demais serviços.

 

  • Limitação da banda de internet por usuário:

Ex: Limitamos a banda para que os usuários façam download com velocidade de até  500Kb/s , o que não comprometeria a performance da banda larga para os demais usuários e serviços da rede.

Todas as configurações para controle de tráfego de banda larga podem ser configuradas de acordo com o horário, como por exemplo, liberar mais banda de internet para acesso a e-mails no período da manha e no período da tarde liberar mais banda de internet para acesso ao ERP da empresa que está hospedado na nuvem.

Conheça um pouco mais sobre as outras funções e recursos da solução IIS – Init Internet Server:

 

Enviar Cometário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *