Firewall – Init Internet Server


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

FIREWALL

Firewall

O que é firewall?

Firewall é uma barreira de proteção que controla o tráfego de dados entre uma rede privada (LAN) e uma rede publica (WAN).

Mas você deve estar se perguntando, como funciona um firewall.

O Firewall funciona como um mecanismo de defesa, controlando os acessos por meio de regras e a filtragem de dados, o qual normalmente é baseado em serviços utilizados pelos equipamentos instalados em sua rede local (desktops, notebooks etc).

Um exemplo de segurança oferecida pelo firewall a usuários internos é a restrição à utilização apenas da porta 80, utilizada para navegação, além das portas 21, 110 e 587 (envio e recebimento de e-mails). As demais portas são bloqueadas, não possibilitando que seja estabelecida a conexão.

As principais vantagens em utilizar um firewall é que o mesmo pode ser usado para ajudar a impedir que sua rede seja acessada sem autorização. Assim, é possível evitar que informações sejam capturadas ou que sistemas tenham seu funcionamento prejudicado pela ação de hackers.

Em redes corporativas é possível evitar que usuários acessem serviços indevidos e tenha um controle efetivo sobre os serviços acessados, sendo possível até mesmo descobrir qual usuário utilizou tal recurso e por quanto tempo.

Outra questão que deve ser levada em consideração na hora de decidir qual firewall utiliza, é o tipo de firewall, que se trata do método de controlar o tráfego que circula em sua rede, podendo ser baseado em:

  • Filtragem de Pacotes (Packet Filtering): A filtragem é feita baseada nos pacotes de IP de origem e destino.
  • Firewall de Aplicação: Também conhecido como proxy de serviço (proxy services) é uma solução de segurança que atua entre o computador ou uma rede interna e a rede externa, filtrando todo o conteúdo entre as redes através de endereço (URL).
  • Firewall baseado no estado: É um hibrido entre o firewall baseado em pacotes e o firewall de aplicação, onde além de monitorar todo o tráfego de dados de sua rede, também analisa o estado, monitorados a todo instante, permitindo ou não que os pacotes trafeguem pela sua rede.
Top

Conheça um pouco mais sobre as outras funções e recursos da solução IIS – Init Internet Server:

 

Enviar Cometário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *