Firewall é uma barreira de proteção que controla o tráfego de dados entre uma rede privada (LAN) e uma rede publica (WAN).
Mas você deve estar se perguntando, como funciona um firewall.
O Firewall funciona como um mecanismo de defesa, controlando os acessos por meio de regras e a filtragem de dados, o qual normalmente é baseado em serviços utilizados pelos equipamentos instalados em sua rede local (desktops, notebooks etc).
Um exemplo de segurança oferecida pelo firewall a usuários internos é a restrição à utilização apenas da porta 80, utilizada para navegação, além das portas 21, 110 e 587 (envio e recebimento de e-mails). As demais portas são bloqueadas, não possibilitando que seja estabelecida a conexão.
As principais vantagens em utilizar um firewall é que o mesmo pode ser usado para ajudar a impedir que sua rede seja acessada sem autorização. Assim, é possível evitar que informações sejam capturadas ou que sistemas tenham seu funcionamento prejudicado pela ação de hackers.
Em redes corporativas é possível evitar que usuários acessem serviços indevidos e tenha um controle efetivo sobre os serviços acessados, sendo possível até mesmo descobrir qual usuário utilizou tal recurso e por quanto tempo.
Outra questão que deve ser levada em consideração na hora de decidir qual firewall utiliza, é o tipo de firewall, que se trata do método de controlar o tráfego que circula em sua rede, podendo ser baseado em: