VPN IPSEC – Case Business Partners


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Cenário Inicial – Acesso ao servidor de arquivo armazenado na Matriz

Uma vez que o Servidor de Arquivos responsável pelo armazenamento dos dados encontra-se localizado na Business Partners Matriz, todas as filiais e usuários remotos, acessam os arquivos através do Terminal Server Microsoft. Desta forma, todas as atividades rotineiras (acesso a arquivo, e-mails, acesso a sistemas utilizados pela empresa e etc.) são realizadas através desta conexão.

vpn ipsec

Cenário Atual – Implementação da solução firewall aplliance (IIS – Init Internet Server) com VPN IPSEC

Tínhamos que pensar em uma solução que trouxesse uma melhor performance, além de fazer com que o usuário se sentisse apto a utilizar um novo método de conexão, lembrando que a conexão muitas vezes travava para um usuário atrapalhando outros usuários que realizavam a conexão remota com arquivos e e-mails.

Através da solução IIS – Init Internet Server já em utilização na Business Partners (Matriz) para gerenciamento da internet, load balancing, firewall e redundância de links, implementamos o módulo de VPN (Virtual Private Network).

Após a implementação do módulo de VPN, foram configuramos certificados de criptografia OpenVPN, dedicado a cada filial, configurado individualmente para cada colaborador. Desta forma, mantivemos a autonomia para revogar a conexão VPN separadamente de cada colaborador que possivelmente pudesse se desvincular do quadro de funcionários

Após a configuração do certificado de criptografia VPN nos equipamentos dos colaboradores localizados nas filiais, os mesmos passaram a realizar o acesso ao servidor de arquivos e aos sistemas, como se estivessem acessando um dispositivo em sua rede local. Já as atividades de acesso aos e-mails e sites que representam 70% dos trabalhos rotineiros, voltaram a ser realizadas localmente.

Com isto, após a implementação da VPN tivemos uma ganho de performance para os usuários locais e remotos como:

  • Mais velocidade no acesso a internet para os usuários locais;
  • Redução os níveis de reclamações dos usuário que não conseguiam trabalhar simultaneamente com o acesso aos arquivos e e-mails em sua área de trabalho remota;
  • Ganho de performance no servidor pelo fato de não ter tantos usuários usando conexões da área remota;

Quer saber como a Init Net pode ajudar a sua empresa, fale com um de nossos especialistas (11) 4478-6171 – comercial@initnet.com.br