Investimentos em TI – A Importância do Planejamento, Adequação e Gestão da TI


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

O planejamento, a adequação e a gestão dos investimentos em TI, a cada dia que passa, se tornam assuntos essenciais para a estratégia do negócio em empresas de todos os portes e segmentos.

Investimento em TI
Os investimentos em TI podem estar relacionados a várias áreas como: hardware, softwares, infraestrutura, segurança, internet, processos, telefonia e etc.

Todas as novidades em tecnologia são muito bonitas de se ver funcionando. Mas antes de colocaá-las em utilização (produção) é imprescindível que seja feito o planejamento dos investimentos. Antes de escolher por uma solução tecnológica ou outra, devemos realizar um levantamento sobre todas as tecnologias disponíveis no mercado, levando em consideração além do investimento, o prazo de entrega, o tempo de suporte, garantia e as vantagens de uma solução em comparação à outra.

Mas o ponto crucial a se analisar e muitas vezes desconsiderado na avaliação é a compatibilidade com os diversos dispositivos (PC, Laptop, Tablet, Smartphone), sistemas (Windows, Mac, Linux, Iphone, Android, Windows Phone) e as tecnologias já existentes em sua empresa.
Muito cuidado deve-se tomar ao contratar novos serviços, muitas vezes eles são melhores, mas necessitam de mais recursos e treinamentos para se conseguir um aproveitamento completo.

Um exemplo simples é a atualização do pacote Office 2007 para o novo Office 365, que quando instalado, requer pouco mais de 6 GB de espaço para funcionar, comparado com os menos de 2GB da versão anterior, temos um aumento de mais 300% só de espaço necessário. Parece pouco, mas para computadores um pouco mais antigos, já é uma diferença brutal.

Adequação dos investimentos em TI

Se antes da contratação ou da aquisição de alguma solução, não foi dada a devida atenção ao planejamento dos investimentos em TI, não se preocupe, nem tudo está perdido. Pode ser um pouco mais trabalhoso ajustar as tecnologias adquiridas com as já presentes em sua empresa, mas é bem melhor do que manter duas ou três soluções para realizar uma única tarefa.

Se você não teve esta preocupação ou mesmo condições de contratar a tecnologia que melhor atendesse as suas necessidades, a solução é adequar o ambiente de ti. Porém, esta adequação nem sempre está vinculada apenas ao erro na contratação da tecnologia, mas também de tecnologias ultrapassadas, incompatibilidade com novos sistemas, baixa performance comparada a novas tecnologias.

A utilização de tecnologias ultrapassadas, pode ser ocasionando a perda de produtividade de sua empresa perante a seus concorrentes, gerando impactos a saúde financeira da organização.

Porem, quando estamos falamos de mudanças na TI, mesmo que sejam visando melhorias ao ambiente, devemos nos preocupar com os usuários para que estas mudanças não gerem perda de produtividade. Pois por menor que sejam  as mudanças, se faz necessário um esclarecimento a todos os envolvidos, seja através de reuniões, apresentações ou mesmo um treinamento. Dessa forma, a adequação da TI em sua organização terá uma melhor aceitação e colaboração.

Gestão da TI – Mas quem irá cuidar de todas estas informações?

Em paralelo a tudo que falamos sobre planejamento e adequação dos investimentos em TI, se faz necessário ter uma gestão da TI que trabalhe em conjunto com a estratégia do negócio.

Mas o que é a gestão de TI? Como realizar uma gestão de TI alinhada a estratégia do negócio?

Primeiramente o departamento deve estar capacitado a identificar as necessidades TI da organização e dos usuários, pois estes, são muitas vezes o termômetro que irá apontar problemas ou melhorias a serem realizadas no departamento.

Também deve ter uma visão dos recursos financeiros e materiais disponibilizados para o departamento. Porque não adianta querer avaliar, comparar e perder seu tempo querendo comprar uma BMW, se temos recursos apenas para comprar um carro popular.

Em posse destas informações, a gestão de TI de sua organização, estará apta a desenvolver a estratégia que melhor atenda às necessidades de sua organização, alinhadas a estratégia do negócio. Seja ele manter funcionando o que temos atualmente, obter um ganho de produtividade, agilidade na obtenção de informações, aprimorar a segurança das informação, dentre outras melhorias e correções.

Acompanhe o nosso blog, pois em breve teremos mais informações e dicas sobre investimentos em TI.

ebook_seguranca_de_rede

eBook – melhorando a segurança de redes

Enviar Cometário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *