Como explicar pfSense para meu chefe ou cliente?


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Como explicar pfSense para o meu chefe ou cliente?

O pfSense é um sistema operacional Open Source (código aberto) baseado em Unix FreeBSD, iniciado em 2004 por Chris Buecher e Scott Ullrich, desenvolvido para desempenhar o serviço de firewall ou roteador de sua rede.

Mas se você começar a conversa com seu chefe desta forma, provavelmente não terá a aceitação e a atenção que procura.

Não pretendemos explicar nesta matéria como instalar e configurar o pfSense, nem mesmo as funções desempenhadas psfSense, mas os custos e benefícios ao utilizar o pfSense em sua empresa comparado a outros firewall appliance e roteadores.

1 _ pfSense é um Firewall completo assim como outras opções de Firewall e roteadores

O Appliance pfSense é um firewall UTM completo (Unified Threat Management, “Central Unificada de Gerenciamento de Ameaças” de tradução livre) com recursos avançados no quesito segurança de redes, além de oferecer serviços de VPN, monitoramento de tráfego, QOS, balanceamento de carga, regras de NAT, etc.

Estes são recursos que provavelmente você já sabe que são oferecidos pelo Firewall pfSense, mas é sempre bom ressaltar para o seu chefe.

2_ O pfSense é gratuito

O pfSense é um software Open Source (código aberto) baseado em Unix FreeBSD.

Diferentemente de outros firewall comerciais e roteadores, o seu chefe não pagará nada para usar o pfSense.

Se optar por usar o Firewall Appliance pfSense (Netgate), você pagará apenas o hardware.

3 _ pfSense não possui custo de licenciamento

Custo de licenciamento de um Firewall é o fator que poucas empresas se preocupam em analisar no momento da aquisição da solução Firewall.

Muitas vezes ao decidir pela escolha do firewall, o seu chefe não está preocupado se o firewall A é mais bonito, ou se o firewall B é mais fácil de administrar.  Ele quer saber se o firewall appliance indicado irá atender as necessidades de empresa, e mais do que isso, saber o custo do firewall appliance.

Neste momento você deve se preocupar em apresentar o custo de aquisição do firewall appliance que é o mais importante neste momento, mas também deve ponderar a possibilidade de ter que pagar anualmente pelo licenciamento cobrado por algumas soluções de firewall.

O pfSense não possui custo de licenciamento!

Mas o que seria o custo de licenciamento?

Resumidamente o custo de licenciamento é o valor pago anualmente para que você continue recebendo as atualizações de segurança e de correção sobre o software utilizado pelo seu Firewall.

Caso opte em não renovar o licenciamento do firewall, provavelmente os serviços e recursos  permanecerão funcionando, mas consequentemente a sua rede logo se tornará vulnerável, pois deixará de receber as atualizações de segurança e de aprimoramento dos serviços em execução em seu firewall ou roteador.

Em alguns casos, você paga pelo uso de algum recurso, como por exemplo pacote para uso da VPN de acordo com o número de conexões simultaneas.

4_ Sem Limite de Conexões

Muitas vezes o número de conexões simultâneas é um fator a ser ponderado no momento de medir e até sinalizar o nível de performance de um equipamento. Mas acredito que não é um fator de limitação de uso de algum serviço ou recurso.

Ninguém melhor do que você para saber o que e quantos serviços e recursos devem ter rodando ao mesmo tempo em seu firewall.

Mas diferente do pfSense que permite que você configure o recurso e serviço que desejar, para quantas pessoas quiser, algumas soluções irão vender o firewall que permite apenas 20 usuários conectados na VPN. Caso opte por conectar a 21० conexão, você terá que comprar uma licença adicional.

5_ Redundância de Firewall com pfSense

Como forma de redundância do equipamento é possível implementar 2 servidores firewall appliance com pfSense, onde se um dos equipamentos falhar o outro vai assumir automaticamente sem necessitar que você tenha qualquer contato com os aparelhos e cabos de rede.

Conclusão:

O firewall appliance pfSense é uma ótima solução para aprimorar a segurança da sua rede e oferecer serviços que você só encontra em soluções de software proprietário.

O grande diferencial está no custo zero de licenciamento e de uso dos recursos. Por isso, uma vez adquirido o pfSense você paga pela solução completa, não paga pelos recursos nem mesmo pela liberação de atualizações de segurança.

Que tal começar agora?fale_com_especialista

Nos envie a sua necessidade que teremos prazer em ajudá-lo a definir qual o melhor firewall appliance pfSense!

Enviar Cometário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *