Brasil vende 4 milhões de PCs no primeiro trimestre de 2012


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

O mercado brasileiro de computadores registrou 4 milhões de máquinas vendidas no primeiro trimestre deste ano, o que representa um avanço de 4% em relação aos 3,6 milhões de equipamentos comercializado nos primeiros três meses do ano passado, informou a consultoria IDC Brasil nesta quarta-feira (18).

Já na comparação com o quarto trimestre de 2011, as vendas registradas entre janeiro e março deste ano caíram 9%. Segundo a IDC, além de ser um período mais fraco em vendas, o primeiro trimestre ainda refletiu a variação do dólar e da diminuição de fornecimento de discos rígidos (HDDs) por conta das enchentes, que afetaram fabricantes de componentes na Tailândia, no ano passado.

Os portáteis continuam liderando as vendas de computadores no país. Do total de máquinas vendidas no primeiro trimestre, 54% são notebooks e netbooks e 46% são desktops. O segmento residencial consumiu 67% das unidades, enquanto 27% foram destinadas ao mercado corporativo e 6% para governo e educação.

O Brasil se consolidou como o terceiro maior mercado de PCs do mundo, concentrando quase 50% do total de vendas de computadores na América Latina atrás de China, em primeiro lugar, e Estados Unidos, em segundo.

Para todo o ano de 2012, a IDC Brasil prevê um crescimento de 13% em vendas de computadores no país, na comparação com 2011, quando foram vendidas 15,4 milhões de máquinas.

Com informações de G1