6 Dicas simples para aprimorar a segurança de seu desktop


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

6 dicas simples para aprimorar a segurança dos desktops

Vamos apresentar 6 dicas simples para que você possa hoje mesmo aprimorar a segurança dos desktops.

seguranca_desktop

1 – Utilize senha em seu computador

A primeira medida de segurança a ser utilizada é a inclusão de uma senha de acesso ao seu computador. Apenas o fato de incluir uma senha no acesso ao seu computador, irá dificultar que pessoas mal intencionadas possam acessar suas informações, seja na sua ausência ou quando esquecer seu notebook em algum local.

Se preferir, você pode habilitar a opção para que após alguns minutos sem utilizar seu computador, a tela de descanso seja habilitada e só possa ser desativa com a senha de acesso ao seu computador.

Desa forma, você poderá ficar mais tranquilo quando estiver no horário do almoço ou mesmo dar aquela saída para tomar um café.

 

2 – Utilize senha para configurar a BIOS

A configuração de senha na BIOS é uma maneira muito simples e ao mesmo tempo eficaz de dificultar que suas informações sejam acessadas.

Caso não saiba, a BIOS é o mecanismo responsável por realizar algumas atividades primordiais para o funcionamento do seu computador, antes mesmo que o seu sistema operacional seja inicializado.

Portanto, se a BIOS não for iniciada corretamente o seu sistema operacional jamais será iniciado. Com isso as informações só serão acessadas removendo o HD e conectando a outro equipamento.

O site Tech Tudo apresenta neste LINK os procedimentos para inclusão da senha na BIOS.

3 – Faça as atualizações de segurança regularmente

É importante manter seu desktop com as últimas atualizações de segurança sempre em dia, pois as atualizações são desenvolvidas para corrigir problemas e vulnerabilidades que facilitem a invasão de do seu equipamento e também aprimorar a performance do mesmo.

4 – Utilize um antivírus com atualizações frequentes

Você já deve estar cansado de saber que é imprescindível ter um antivírus instalado em seu computador, mas de nada adianta ter um antivírus instalado, mas que esteja desatualizado e que não faça a varredura periódica do seu equipamento.

Por isso, confirme se o seu antivírus está atualizado, qual a periodicidade da varredura ou se o mesmo possui algum mecanismo de análise em tempo real. Mas fique atento, pois dependendo dos softwares ou recursos que utiliza, a funcionalidade de análise e varredura em tempo real pode prejudicar a performance do seu desktop;

Obs: Não precisa colocá-lo para fazer a varredura todos os dias, mas pelo menos uma vez por mês é importante.

5 – Não acesse links ou sites suspeitos

Você também deve receber e-mails suspeitos como por exemplo:

  • Quite os débitos da sua fatura no banco X (banco que você nunca teve conta)
  • Tentativas de entrega da mercadoria Y (Você não fez nenhuma compra nos últimos meses e não está esperando nenhuma mercadoria)
  • Clique aqui para ter acesso a NF do produto X adquirido na loja H

– Você não comprou o produto X e muito menos acessou ou frequentou a loja H

Esses são exemplos de e-mails ou formas de atiçar a sua curiosidade em clicar nos links com a única intenção de infectar seu computador.

Por isso, se você não comprou, nunca teve conta no banco X, não está esperando nenhuma encomenda, ignore estas mensagens. E se mesmo assim estiver com dúvida, antes de clicar em qualquer um dos links, ligue ou envie um e-mail questionando a veracidade das informações.

 

6 – Evite instalar softwares baixados da internet em sites duvidosos

Primeiramente confirme se o software que você necessita, não possui um site próprio, muitas vezes você terá mais chances de adquirir o software correto e que não contenha arquivos maliciosos.

Como por exemplo, ao realizar o download do leitor de PDF Foxit Reader use o site da própria empresa fornecedora do software (https://www.foxitsoftware.com/pt-br/products/pdf-reader/)

Mesmo o download e instalação de softwares baixados em sites conhecidos deve ser feito com cautela, pois no momento do download e instalação são oferecidos termos de aceite que acabam passando despercebidos e nos fazem concordar com a instalação de softwares e propagandas que não tínhamos interesse.

ebook_seguranca_de_rede

eBook – melhorando a segurança de redes

Enviar Cometário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *